segunda-feira, 27 de abril de 2009

Um longa, um curta....

Dessa vez eu não resisti. Tive que escrever.
Todos os dias acesso o google. Devo ser um tipo das mais alienadas, que acredita que o único site de busca completo é o dos amigos Sergey Brin e Larry Page. E todos os dias, a palavra "google" está escrita de uma forma diferente. No natal, tem um papai noel no meio dos "oo's". No carnaval, serpentinas espalhadas pelas letras. Outro dia mesmo, a letra L estava submersa em uma piscina, e eu nem descobri porquê.
Mas hoje, ao acessar, havia apenas alguns risquinhos e pontinhos, no lugar do nome do site. Cliquei. Foi mais forte que eu. E descobri: 27 de abril foi o dia em que nasceu Samuel Morse, inventor do telégrafo elétrico e do código a que atribui o seu sobrenome.
Já tinha me apaixonado pelo código morse quando li uma serie de Pedro Bandeira, chamada "Os Karas", onde um grupo de "adolescentes-heróis" usava de todas as artimanhas para desvendar alguns crimes. Em um dos livros, eles usaram o código morse com a luz.
Eu tinha até, em uma das páginas do meu caderno do ensino médio, o alfabeto inteiro desenhado em "Longas e Curtas".
Tentei decorar toda a sequencia, mas nenhum amigo meu gostou da ideia a ponto de me acompanhar...Fico imaginando em quantas provas poderia ter colado se meus amigos soubessem o código. Ok, esse não foi um exemplo ético. Mas seria fantástico usar umas batidinhas, ou luz para uma comunicação eficaz. Chega de pedras nas janelas: apenas algumas palmas e está tudo resolvido. Nada de bilhetes escondidos passeando pela sala: Três longas, dois curtas, um curta, um curta um longa, dois longas, dois curtas, dois longas um curta, um curta um longa. (Oi amiga). Sim parece complicado. Mas não é. É como a musica: você vê todos aqueles rabiscos e bolinhas e nem imagina o que pode formar. Depois que aprende, percebe que aquele emaranhado na verdade segue a risca uma ordem e se tranforma em lindas composições.
O código foi criado em 1835 com a participação de Alfred Vail (responsável pelo alfabeto, já que Samuel desenvolveu o código com palavras inteiras), e foi muito usado com o telégrafo entre o século XIX e o início do século XX (você se lembra da cena no Titanic, onde o garoto usa um telégrafo com o sinal de SOS?). Em 1948 sofreu uma revisão, para torná-lo uma liguagem mundial.
Hoje, é raramente usado, principalmente em comunicação de rádios amadoras (e amantes de coisas diferentes, como eu _ ou o google).
Existe até um tradutor on line para facilitar a vida do mais curiosos(
http://www.baependi.com.br/morse/index.htm). Se você não tem a menor noção do que possam significar os pontinhos, fica a tabela e a dica de uma comunicação diferente e até mesmo divertida!




(.- ..-. ...)

domingo, 12 de abril de 2009

Uma história barrada em novembro de 2008...

Foi assim....em novembro, numa enxurrada normal de verão...

Quem mora em SC, já está mais do que acostumado em levantar os móveis, e esperar pacientemente que o nível da água abaixe...Mas nesse novembro foi diferente..Novembro de 2008: o problema veio de cima...dos morros...desabando...

Casas foram destruídas, carros despedaçados...

E muita gente teve que abandonar as pressas sua moradia com o risco de perder o bem mais precioso: a vida.

Vidas...quantas vidas perdidas?

Centenas...

O que pra nós são apenas números, para os familiares e amigos representa um total. Representa uma perda irreparável (e de fato é).

Fácil ver as casas abandonadas. Tirar fotos do "turísmo trágico" que Blumenau adquiriu desde o último verão. Fácil ter dó das casas outrora tão lindas e fortes, hoje com faixas zebradas aguardando por um triz de coluna, que despedace como tantas outras...

Difícil mesmo, é ver um poster de adolescente jogado no chão em meio ao barro. Difícil é ver um adesivo de criança no vidro quebrado..A geladeira antiga, jogada no meio do terreno, as placas dos carros que mal são identificados nos destroços...

Difícil é entrar na casa trancada pela defesa civil, e ver fraldas jogadas pelo chão...Armários e pias...abrir a porta que antes era a entrada principal, e ficar de frente com um grande galho e lama...

Difícil é ver um campo cheio de madeira quebrada e imaginar que antes existiam 3 casas por ali...

Difícil, é ouvir a hitória do senhor que morreu soterrado no porão de casa em oração...

A história das famílias que correram morro adentro antes que suas casas pudessem cair em suas cabeças...

Famílias que hoje estão reconstruindo suas vidas...famílias que jamais poderão ser reconstruídas, pois perderam muito mais que um teto...

Em meio a tudo isso...essa foto, que mostra a realidade de todas as famílias que ainda estão tentando se re-erguer: histórias, que foram marcadas e barradas em novembro de 2008. (AFS)

O que fazer mediante a crise...

Conseguir um emprego, e resistir a crise sem perder o trabalho.
Uma frase tanto quanto fácil de entender, mais difícil de se viver..
A crise financeira mundial está acabando com os sonhos e planos de muitos brasileiros e estrangeiros ao redor do mundo, crise que precisa de criatividade para ser superada, se não conseguimos trabalho em algo fixo e registrado, temos que optar por planos inferiores que visam simplesmente nossa sobrevivência, pois nós e GRANDE parte do mundo, somos capitalistas e temos que tentar viver.
Uma dica para quem perdeu o emprego recentemente mediante as circunstâncias, é manter a calma e a responsabilidade na quitação de dívidas, tentando não se afundar em problemas financeiros depois da resolução do problema.
Segunda dica, pense positivo e tenha fé, por que tudo na vida é passageiro inclusive nossa vida.
E terceira e mais importante dica, invente, inove, crie situações e aproveite oportunidades, se você gosta de fazer coxinha, invista nelas, se você tem vontade de costurar, acredite em sua vontade, e busque qualidade no que pretende se dedicar. Se alguém lhe falar que você é incapaz, não dê ouvidos pois todos que respiram e sentem amor pelo que fazem, sabem investir em seu potencial humano e principalmente em seus sonhos...
Disistir nunca, continuar sempre.....
Acredite em você e de um chega pra lá na crise.. (JMC)

O que seria arte?

A arte muitas vezes é diagnosticada como algo belo e sublime, talvez aos olhos de quem tenta entender e decifrar o que está vendo. Há quem diga que Leonardo da Vinci só foi mais um Artista, em meio a tantos espalhados pelo mundo a fora.
A busca pela identificação do que seria arte é intensa e estudada por muitos curiosos e pensadores, e como Lucia Santaella já expressou em seu livro "Comunicação e arte estão convergindo’’, com avanço das tecnologias novos artistas estão surgindo na sociedade, os artistas tecnológicos, que expressão sua arte automatizada no período avançado em que vivemos.
Mas a arte seria apenas o que consideramos belo em nossa semiótica? ou apenas o que os outros dizem ser bonito, e para nossa aceitação na sociedade nos conformamos com o modismo?
Afinal, fotografia seria arte? Ou seria apenas um avanço da tecnologia que foi elaborado e percebido no séc. XV , ainda prematuramente pelos pintores em busca da perfeição nos seus retratos, utilizando um apoio para seus desenhos e pinturas, que os ajudou em seus trabalhos no período do renascimento, uma facilidade que segundo os artistas da época poderia ajudar e tornar seu trabalho mais prático, mas mal sabiam eles que esta descoberta acabaria com a maioria dos auto retratos, Pois passado um tempo, partindo da idéia elaborada por pintores na busca da perfeição das imagens. Em 1826 Niepce consegue tirar a primeira fotografia do mundo, utilizando uma placa metálica com um composto que endurecia quando modificado pela luz, imagem que demorou oito horas para ser captada, depois disto a fotografia não parou de evoluir e 9 anos depois Talbot consegue obter as primeiras imagens em negativos que conhecemos até hoje.
Será que as fotografias, então chamadas de daguerreotipos, criariam uma nova forma de arte no mundo inteiro? Agora a arte não seria apenas a beleza nas pinturas dos artistas da época e sim a perfeição e exatidão da foto que mais tarde resultaria na percepção do fotógrafo, ou melhor dizendo, do Novo tipo de artista.
Hoje em dia com o crescente avanço robótico do mundo e da sociedade, a fotografia é vista apenas como algo simples e de fácil acesso para todos, que tem a facilidade de captação de imagens em celulares e parelhos ultra modernos. A fotografia como forma de arte vem sendo cada vez mais esquecida e defasada pelas pessoas, algo tão encantador que muitas vezes nos remete até a cena do acontecido, a foto que podemos tocar e olhar atentamente cada detalhe, como a primeira fotografia do mundo, não aquela instantânea nas câmeras digitais de atualmente, que não passam de luz, não são concretas a ponto de tocarmos , são o controverso das fotografias de nossos álbuns antigos, que folheamos sempre que sentimos saudade, sem precisar de nenhum dispositivo moderno para o acesso as nossas recordações.
A arte não é exata, a fotografia sim. Nem por isso podemos deixar de classificar o fotografia como a única ciência exata da arte, que congela todos os momentos incríveis da sociedade, e os transforma em algo concreto para as novas gerações, arte que é elaborada por artistas que amam o que fazem, e fazem tudo por amor e desejo de conseguir uma imagem bela ou importante para a sociedade.
A Arte nada mais é do que sentimento. Muitas vezes achamos um quadro horrível com rabiscos e formas estranhas ao nossos olhos, mas são eles que fazem diferença na percepção do que seria arte. Os olhos de cada pessoa não enxergam apenas o desenho, e sim o amor, a leveza e a ligação do cérebro com a história do artista e as características em suas obras. A Arte não é perfeição nem imperfeição, é diversidade, criação, superação, inovação e percepção. (JMC)

A tragédia de Santa Catarina deixou marcas..


Minha amiga de faculdade e companheira de blog, viajou até Santa Catarina para uma festa de família, e ao observar que os destroços da enchente do ano passado continuavam lá, resolveu fotografar. Com uma câmera digital de 3 mega pixels, automática, sem controle do obturador nem fotometragem, ela tirou muitas fotos, e no meio de umas 20 fotografias duas me chamaram a atenção. Transmitiam a dor no meio dos entulhos do acidente, e quando ela observou um calendário parado no ano de 2008 no mês de novembro, sentiu-se angustiada e comovida ao perceber que ali uma família se acabou, uma historia congelou no tempo, exatamente no mês da tragédia, momento este que com certeza ficou marcado por correria, e acima de tudo por luta pelo instinto de sobrevivência do ser humano. Catarinenses que fugiram de suas próprias casas para não morrerem, deixando para trás tudo que lutaram para conquistar, mas mesmo assim preferiram sua vida e a de sua família ao invés de geladeiras, de dinheiro, de TVs ou até mesmo de carros.
Relatei todos estes fatos para vocês que acompanham o blog para declarar o que sinto quando vejo uma foto que transmite tanto sentimento: através dela posso perceber e sentir os sentimentos daquela população. Observo acima de tudo a emoção que minha amiga quis passar através deste instante, não só a emoção que a própria fotógrafa sentiu, mas a de muitos brasileiros que como ela se comoveram e choraram junto com todas aquelas famílias, com a tragédia que devastou grande parte de Santa Catarina. Mesmo passando tanto tempo, a dor ficará marcada eternamente em nossa memória e nas fotos tiradas neste período, pois toda fotografia nos remete a algo, a uma lembrança, seja ela triste ou feliz, ou até mesmo a um simples momento passageiro de nossas vidas que muitas vezes passam despercebidos.
A imagem jornalística é algo concreto que não omite fatos, e por isso sempre causa um impacto bom ou ruim pra quem observa, a cor ou a falta dela, o contraste, as múltiplas possibilidades de ângulo do mesmo local , e o mais importante que é a magia de conseguirmos sentir, mesmo que distantes, o sentimento do personagem da fotografia, e congelar este momento com exatidão e clareza, sabendo controlar e manusear uma câmera. É fascinante, mas fazer isto não deve ser algo mecânico e didático, pois envolve amor, sentimento, paixão e acima de tudo percepção.
Fotografar um momento é fazer parte dele, mesmo sendo uma tragédia ou uma festa, é sentir o que esta fotografando, e pensar como o personagem ou a vítima, é viver e tentar adivinhar os pensamentos, os movimentos e atitudes da pessoa ou da situação desejada.
Pois em um simples click, podemos parar o tempo e congelar as alegrias e tristezas omitidas ou não pela sociedade.

OBS: Não sou fotógrafa sou apenas uma admiradora desta fascinante profissão.
Em breve a fotografia de nossa amiga ana..

É páscoa!!!


Sinta as chicotadas em suas costas...

Os espinhos perfurando sua cabeça...

Sua pele sendo rasgada sem nenhum sentimento de dó...

Carregue o pedaço de madeira em que será pregado...

Peça água e beba vinagre..

Sue sangue...

Sinta os pregos perfurando sua carne e quebrando seus ossos...

Ouça risadas e desafios...dúvidas de sua grandiosidade...

Tenha vontade de desistir mas mantenha-se firme na vontade alheia...

...


Prove ao mundo todo o seu poder e o seu amor perdoando...


Ressussite!


Mostre-se a poucos e deixe que estes poucos façam o resto...

Acredite que a humanidade é capaz de falar e agir em seu nome...

Entregue a salvação de vidas nas mãos daqueles que te viram...


Viva!


Reine em sua glória...


É pascoa verdadeiramente...


Cristo ressurgiu....


"O amor que o mundo não reconheceu, a morte e a cruz pra me salvar ele venceu...

E face a face ao te encontrar...em grande graça me levou...EU CREIO EM TI..."



sábado, 4 de abril de 2009

Qual é o seu sonho?

Dos meus de desejos mais almejados, dos meus sonhos mais desejados....o que não quero_ e não posso_ perder jamais, é esse encanto pela arte....
É essa crença que ainda me existe, que faz o brilho dos meus olhos durante uma encenação...
É esse emocional que flui numa boa música...
É esse sorriso inocente no espetáculo do circo...
Ver e fazer a arte, apenas por prazer, por conseguir ainda sentir a beleza que há nas peças, nos musicais...
O que não quero nunca perder de mim mesma, é essa esperança de que as crianças ainda possam crer no palhaço... Pois eu ainda acredito... (e não consigo imaginá-lo sem sua maquiagem, sem sua cara branca, sem sua boca pintada...), é acreditar que a bailarina quando nas pontas dos pés, não pesa mais que uma pena, e é feita de elástico....ela nunca cai....nunca machuca....não tem defeitos...
É arregalar os olhos ao ver o músico tirando as notas mais difíceis de um instrumento...e ouvir uma banda fazendo um som perfeito_ todos juntos..


Acreditar que o mundo poderia ser corrigido apenas com uma grande partitura, que lida corretamente por todos, faria a música mais bonita, no compasso certo de Deus...
É ver no ator, a vontade de ser outro, outros, milhares...e poder brincar com a vida, chama-la para uma volta pela praça, depois devolve-la para quem quiser..e ser outro, outros, milhares...quantas vezes lhe vier na mente, quantas vezes lhe der vontade...
E sorrir de verdade, e chorar de mentira....
Dos desejos que mais sonho, dos sonhos que mais almejo, o meu maior, é de que as pessoas pudessem viver como num espetáculo extremamente elaborado, escrito minuciosamente, sem errar as falas, sem errar as posições, as entradas em cena, e principalmente as pausas....Se as pessoas pudessem entender que a pausa também é música, quantos tempos teriam sido contados a mais?
Mas as pessoas não contam os tempos, e a nossa música está atravessada, cada um num ritmo diferente.


Ah...se pudessem ao menos olhar para o maestro...Para o diretor do espetáculo que está acenando há muito tempo, pedindo para começar a cena de novo, e ninguém presta atenção!
O meu sonho é não perder esse encanto que ainda me resta, de que a minha parte faz a diferença, e é por isso que faço da melhor maneira possível...

Pode levar minha alegria, eu a construo de volta...
Pode levar meu conhecimento, eu estudo de volta...
Pode levar meu dinheiro, eu trabalho de volta...
Pode levar meus amigos, eu conquisto de volta...

Mas por favor... Não tire meu encanto...
Minha música, meu palco... Meu dom...


Sem eles eu realmente não saberia o que fazer...




Não deixe o palhaço chorar...



(Bocas, quantas bocas? A cidade vai abrir...

Pr'uma alma de artista se entregar...

Palmas pro artista confundir...

Pernas pro artista se entregar... {Chico...})
Texto:AFS