terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pátria amada BRASIL...

E estamos na semana da pátria.
As escolas, as bandinhas e fanfarras, os exércitos e pelotões estão se preparando para o desfile cívico, tradicionalísmo.
Vou sentir falta de desfilar esse ano, com certeza. Comecei na 7ª série, com o colégio, e continuei com a Banda Marcial de Fazenda Rio Grande, todos os anos. 7 de setembro é uma data histórica. Já desfilei aqui na Fazenda e tocamos durante o desfile todo para as outras entidades, em Curitiba num desfile pararelo e também no desfile oficial. Maravilhoso e até emocionante.
Mas civicamente falando, lembro de quando ainda no primário, as professoras nos obrigavam a ler a contra-capa dos livros didáticos onde a letra criada por Joaquim Estrada estava sempre impressa. Ah, o Hino Nacional Brasileiro.
Eu gosto muito do Hino Nacional. Minha irmã até chora quando ouve. E em época de copa do mundo, faço o possível para ouvir os hinos alheios e comparar com o nosso. Sinceramente, nunca achei outro hino com uma letra tão inteligente ou uma melodia tão cativante. É o nosso HINO NACIONAL: O melhor do mundo.
Confesso que sempre confundo algumas partes. Eu nunca sei se o "amor intenso, um raio vívido" é na primeira ou segunda partes. Mas dou um jeitinho de olhar os lábios dos outros e vou na onda. E olha: são quase 15 anos cantando isso! Seria muito mais fácil se eu pudesse cantar lendo a letra toda não é?
É...seria...Mas a cantora Vanusa, mesmo lendo, conseguiu acabar com o Hino todo.
Em março de 2009, no Primeiro Encontro Estadual de Agentes Públicos, a cantora foi convidada a entoar o Hino Nacional Brasileiro na abertura da solenidade.
Com voz de alguém embriagado, ela errou a letra, os tempos da música e desafinou feio.
Essa semana, o vídeo tomou espaço na internet (no canal You Tube). Foi também eleito o pior vídeo pelo programa CQC (entre os cinco piores que o programa elege semanalmente).
Até mesmo Luciano Huck (@huckluciano) twittou: "Domingão viajando com a tropa...mas não aguentei, olhem isso. Jonnhy Walker cantando o Hino Nacional. http://bit.ly/vOCTm".
Em entrevista ao site de notícias G1 ela disse que havia tomado dois comprimidos de Vertix (remédio para labirintite) e por isso ficou "desorientada".
A questão não é se ela estava bêbada ou sob efeito de remédio. A questão é o respeito pela pátria e pelo Hino Nacional. Não que cantar o hino seja algo realmente importante, ou que errar a letra dele seja um crime. Mas ela estava indo cantar o hino em um encontro estadual. Poderia então, sabendo que seu remédio era forte, abrir mão do convite e simplesmente informar que não estava em condições?
Vergonha alheia...e bem na semana da Pátria.
Pátria amada, BRASIL!