Até bem pouco tempo atrás poderiamos mudar o mundo...quem roubou nossa coragem?
Essa frase, escrita na década de 80 pelos grandes Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, mostra como a realidade da juventude já estava sofrendo mudanças.
Esse "pouco tempo" a que eles se referiam, estava ligado aos problemas que os jovens daquele período enfrentavam: a época da repressão, do toque de recolher, da não liberdade de expressão. E eles enfrentaram. Deram suas vidas. Demorou 21 anos, mas eles mudaram_não o mundo, mas a realidade em que viviam.
E hoje? Como anda o pensamento revolucionário dessa geração? Onde anda a coragem? O que é feito com a liberdade que foi conquistada?
Perdeu-se o sentido. Perdeu-se o respeito. Perdeu-se a vergonha.
A "juventude", mais do nunca, é só uma banda numa propaganda de refrigerante. Não muda nada. Não luta por nada. É cada um por si e Deus...quem é Deus mesmo?
Baixando um pouco o nível musical, mas mantendo a linha, alguém se lembra da música das paquitas: "Um dia agente vai crescer, do mundo agente toma conta"? Pois é...agente cresceu, mas a segunda parte não está sendo levada tão a sério, como exemplo o caso do acidente envolvendo o Deputado De Carli.
Afinal, são duas situações: Ele é jovem e deputado. Devia tomar conta do mundo. Pelo menos do nosso. Ou pelo menos do próprio.
Como jovem, cai nas estatísticas dos típicos "filhinhos de papai" acostumados a ter tudo a seus pés. Dirigindo embriagado? Alguns tostões e está tudo resolvido. Como deputado, já debanda pro lado corruptivo: e com corrupção política o brasileiro já está bem acostumado. Ou alguém garante que ele nunca tinha sido parado pela polícia depois de ter sua carteira de motorista cassada e todas as multas recebidas?
Fácil tirar a vida de outros dois jovens, ir para um dos melhores hospitais do Brasil e nem estar ciente do que está acontecendo. Reconstrução facial aqui, cirurgia corretiva dali. O carro estava no seguro. Os advogados tentam provar a inocência. E o Yared? E o Carlos? Aliás, todos os jornais falam da família Yared. Sim, eles são os donos da Coeur Dulce. Mas e o garoto de 20 anos, o amigo, que também se foi? Porque ninguém fala dele?
Que sociedade é essa que privilegia somente os empresários, os ricos, os donos da grana? Onde está a coragem de corrigir os erros? De dizer NÃO à bebida quando se vai dirigir? De pedir a cassação de um deputado que não tem condições nem de cuidar da própria vida_quanto menos da vida de um estado. Quem está tomando conta do planeta? Porque carros que alcançam 190 km/hsão usados no Brasil? Não estamos na Alemanha... !!
Revendo uma frase típica do século XXI: "Que mundo vamos deixar para a próxima geração?" Talvez fosse melhor perguntar: "Que tipo de geração estamos criando para o mundo futuro?"