quinta-feira, 28 de maio de 2009

190Km/h é crime!


Até bem pouco tempo atrás poderiamos mudar o mundo...quem roubou nossa coragem?


Essa frase, escrita na década de 80 pelos grandes Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, mostra como a realidade da juventude já estava sofrendo mudanças.
Esse "pouco tempo" a que eles se referiam, estava ligado aos problemas que os jovens daquele período enfrentavam: a época da repressão, do toque de recolher, da não liberdade de expressão. E eles enfrentaram. Deram suas vidas. Demorou 21 anos, mas eles mudaram_não o mundo, mas a realidade em que viviam.
E hoje? Como anda o pensamento revolucionário dessa geração? Onde anda a coragem? O que é feito com a liberdade que foi conquistada?
Perdeu-se o sentido. Perdeu-se o respeito. Perdeu-se a vergonha.
A "juventude", mais do nunca, é só uma banda numa propaganda de refrigerante. Não muda nada. Não luta por nada. É cada um por si e Deus...quem é Deus mesmo?
Baixando um pouco o nível musical, mas mantendo a linha, alguém se lembra da música das paquitas: "Um dia agente vai crescer, do mundo agente toma conta"? Pois é...agente cresceu, mas a segunda parte não está sendo levada tão a sério, como exemplo o caso do acidente envolvendo o Deputado De Carli.
Afinal, são duas situações: Ele é jovem e deputado. Devia tomar conta do mundo. Pelo menos do nosso. Ou pelo menos do próprio.
Como jovem, cai nas estatísticas dos típicos "filhinhos de papai" acostumados a ter tudo a seus pés. Dirigindo embriagado? Alguns tostões e está tudo resolvido. Como deputado, já debanda pro lado corruptivo: e com corrupção política o brasileiro já está bem acostumado. Ou alguém garante que ele nunca tinha sido parado pela polícia depois de ter sua carteira de motorista cassada e todas as multas recebidas?
Fácil tirar a vida de outros dois jovens, ir para um dos melhores hospitais do Brasil e nem estar ciente do que está acontecendo. Reconstrução facial aqui, cirurgia corretiva dali. O carro estava no seguro. Os advogados tentam provar a inocência. E o Yared? E o Carlos? Aliás, todos os jornais falam da família Yared. Sim, eles são os donos da Coeur Dulce. Mas e o garoto de 20 anos, o amigo, que também se foi? Porque ninguém fala dele?
Que sociedade é essa que privilegia somente os empresários, os ricos, os donos da grana? Onde está a coragem de corrigir os erros? De dizer NÃO à bebida quando se vai dirigir? De pedir a cassação de um deputado que não tem condições nem de cuidar da própria vida_quanto menos da vida de um estado. Quem está tomando conta do planeta?
Porque carros que alcançam 190 km/hsão usados no Brasil? Não estamos na Alemanha... !!

Revendo uma frase típica do século XXI: "Que mundo vamos deixar para a próxima geração?" Talvez fosse melhor perguntar: "Que tipo de geração estamos criando para o mundo futuro?"


4 comentários:

Pri disse...

Ana mandou muitoo bem com esse post!!!

Disse tudo que muitos paranaenses
estão com vontade de gritar para o mundo, porque a desigualdade social esta tomando dimensões gigantescas e o "coisa tá ficando feia".
Inocentes perdendo a vida por imprudencia de um dos nossos governates. É amiga, realmente é despresivel, pensar que aquele cara que votamos e elegemos para cuidar do nosso estado, esta matando vidas...
E a questão que vc resaltou dos carros que são vendido no Brasil com velocidade de 190km ou muitos deles ate maior que isso, chega a ser ignorancia existir uma lei que não pode se transitar pela cidade com essa velocidade, mais se não pode, Meu Deus porque é vendido esse tipo de carro aqui? é mais que obvio que a solução para isso, não esta em radares, ou em placas de "não ultrapasse a velocidade permitida"
esta sim em não fabricar e nem deixar entrar de fora carros que possui essa potencia.
Essa sim seria uma lei inteligente.
Mais infelismente esses caras que estão aí impondo lei a população são mais alienados do que o povo da pré historia.
E se eles acham que apenas tirando do poder, o "Tal Ilustre deputado" que esta em um dos melhores hospitais do pais deixando bonitinho o seu rostinho, enquando os dois jovens inocentes já nem fazem parte desde mundo, esses estão muito enganados, essa medida não vai resolver o problema. Sim claro vai dar um punição, mais depois da tragedia ter acontecido já não é de muita importancia.
Essas pessoas alienadas que infelimente estão no poder, deveria buscar prevençoes e não apenas punições.

Parabéns pelo Post Aninhaa

Beijos
=D

Unknown disse...

De certa forma, nós "jovens" não herdamos um mundo melhor dos jovens anteriores, mas ao menos obtivemos um "pausar" das coisas...e se somos nós na maioria, que temos de regular essa válvula chamada Democracia e apasiguar confusa liberdade sempre confundida com libertinagem...então que exista a coragem de alguns primeiros passos, como vemos nos últimos dias algumas pessoas com faixas pretas coladas em suas roupas dizendo:"190Km p/h não é crime??"
Podiam ser confeccionados outros dizendo: Pra que um carro que vai aos 200Km p/h ou de 0 a 100 em 6 segundos,se em meu país posso ir no máx até 120Km p/h???
Sei que muitos dizem que o problema não é a máquina, mas sim o homem....mas quem faz/constrói a máquina mesmo???
Frase de Parachoque:"MELHOR CHEGAR ATRASADO NESSA VIDA DO CEDO NA PRÓXIMA"
Deviam abrir um Forum sobre isso!!

Parabéns pelo post!

Ana Silva disse...

Obrigada queridos!
Q essa situação toda possa mudar neh...bjoooks e obrigada por acompanhar!!

Galápagos disse...

Sempre escrevendo muito bem Ana e trazendo uma realidade importante para nossa reflexão!!! Lembro de uma propaganda de uma determinada marca de cerveja que falava assim: "O que vou contar para os meus netos?" Pensando nisso vem uma passagens das escrituras em Eclesiastes 11.9-10 e Eclesiastes 12.1-8. Esta passagem fala justamente sobre aproveitarmos com sabedoria a nossa juventude! Somente com a ajuda de Deus podemos mudar a nossa história! Parabéns Aninha! Estou muito feliz com o seu don e de como você tem o usado!!! Deus te abençoe!