segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Desatenção ao Volante

Presenciando 3 acidentes em menos de 24 horas.

(JMC)

Pois é, aqui estou eu novamente batendo na mesma tecla. Como vocês já devem ter observado no blog, ontem fiz um post referente a um acidente que ocorreu na esquina de minha casa, e pensei que o final de semana ficaria marcado apenas por este ocorrido. Mas no dia 16 por volta das 16 horas , ao passar pela rua Nicola Pelanda (pinheirinho), novamente presenciei um acidente, mas agora envolvendo um Peugeot e um Fiat Uno. O Peugeot saia do Supermercado quando o uno bateu em sua lateral. Nenhum dos passageiros se feriu, mas o engarrafamento causou um transtorno a quem tentava passar pelo local. Quem podemos culpar de tal acidente ter acontecido? Será o motorista do Peugeot ? Ou o motorista do Fiat? Sinceramente acho que os dois têm um pouquinho de responsabilidade no acidente. Em primeiro lugar, ao dirigirmos temos que ter atenção, muita atenção, atenção o tempo todo e tomar cuidado e observar o que fazemos e o que os outros motoristas fazem, para que eventualmente possamos evitar e desviar de maiores tragédias. Mas não acaba por aí. Chegando em casa, lá por volta das 17 horas um tio que mora no pinheirinho resolveu ir pescar a tarde perto de minha casa em um rio chamado Mauricio. Na verdade ele nem fica tão perto assim, o local fica próximo à divisa de Araucária com a Fazenda Rio Grande. Ele pescou, voltou para sua residência no Pinheirinho, mas acabou esquecendo seus documentos em um estabelecimento próximo ao rio. Sozinho, já sem a família e com o carro do irmão, uma Mercedes prata, ele perdeu o controle do veiculo e caiu no rio de cabeça para baixo. Ainda com o cinto preso e a janela do carro fechada, ele consegue se soltar, quebrar o vidro e mergulhar para se salvar da tragédia, por Deus ele sai ileso do acidente, mas com certeza isto poderia ter terminado pior ainda. Vilmar, o motorista da Mercedes, estava em estado de choque e ressaltou que a estrada esta imprópria para o trafego de carros, e ainda nos informou que a ponte que ele caiu émuito estreita, e só neste final se semana mais dois carros passaram pela mesma situação.
Apesar dos relatos de Vilmar e do milagre que ele passou, a falta de atenção quase fez mais uma vitima no trânsito. Por sorte ele já estava sem sua família, porque pela situação do veículo, eles não teriam a mesma sorte de Vilmar que escapou com vida desta. Atenção e responsabilidade fazem toda a diferença para um transito mais seguro.
Ao lado a foto da beira da ponte sobre o rio Mauricio.

sábado, 15 de agosto de 2009

Imprudência no Trânsito

Acidente envolvendo um carro e uma moto.



Sábado dia 15 de agosto, e eu estava em minha cama dormindo e descansando a semana corrida e cansativa que havia passado. Quando acordo com um barulho altíssimo, saí e observei que havia ocorrido um acidente envolvendo um corsa prata e uma moto vermelha. Eram 7 e 30 da manhã, o motociclista estava na preferencial da rua Rio Oiapoque(Fazenda rio Grande) quando o corsa em alta velocidade atravessou na frente da moto. O motoqueiro ficou desacordado e após 20 minutos o siate chegou ao local para prestar os primeiros socorros.
Imprudência que poderia ter terminado pior ainda: o motorista do corsa foi irresponsável e segundo informações ele sempre anda em alta velocidade pelas redondezas da região. Tomara que agora, após este ocorrido, o indivíduo seja mais prudente enquanto dirige um automóvel, pois como já postamos no blog, ao dirigir devemos estar capacitados e ter consciência de que um veículo é uma arma na mão de quem não tem responsabilidade. JMC

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pra não dizer que não falei dos porcos...

E se o objetivo do blog é falar sobre os problemas da sociedade, não poderíamos deixar de comentar sobre a temida gripe que vem assolando o mundo todo: a gripe suína.
Eu não sei se é H1N1 ou N1H1, e confesso, nem me dei ao trabalho de pesquisar a respeito, pois, a bem da verdade, cada site fala uma coisa diferente e eu já recebi pelo menos uns 15 e-mails com "coisas que você precisa saber sobre a nova gripe".
Entre esses, está apenas um que foi digno de minha atenção. Supostamente enviado por um médico do HC que está afastado, o texto alertava sobre as informações que estão sendo transmitidas erroneamente nos jornais_principalmente em relação a quantidade de casos confirmados, fatais ou não. Dizia inclusive, que há um mês ele está aguardando o resultado de seu exame, que confirmaria sua suspeita de estar infectado. Ou seja, você pode morrer ou se curar, sem mesmo saber se teve ou não o vírus.
Aí vem a história do Tamiflu, que os jornais andam divulgando ser um remédio de uso exclusivo dos hospitais e garantem que não há, nem nunca existiu, a venda desse medicamento em farmácias comuns. Mas vá vendo: minha irmã é farmacista e já vendeu muito Tamiflu antes de ele se tornar o elixir da vida _ e por conseguinte, tarja preta.
Depois vem as máscaras e o álcool. Vamos por partes. Quem disse que usar a máscara protege? Lá estão os motoristas e cobradores dos ônibus com suas descartáveis, que eles usam o dia inteiro e nas paradas fazem questão de tirar um "pouquinho" para respirar melhor. Enquanto eles respiram, a máscara protege o pescoço, ou a boca, ou simplesmente respira junto, e acumula toda e qualquer substância que estiver pelo ar. Proteção?
E os e-mails já não dizem que o vírus adora umidade?
Agora o álcool: já não existe para vender, nem em farmácias, nem em supermercados. Nem para um churrasco se você quisesse. Uma amiga já comprou um álcool super chique, em uma loja de cosméticos, que custou R$15,90 e não resseca a pele nem estraga o esmalte. É a indústria estética, sabendo fazer lucro...
O fato é, que de pandemia, já está virando pandemônio. Ninguém tem informações concretas, convincentes. Cada um diz uma coisa. Sorte de quem já passou pela gripe espanhola (os e-mails garantem que quem já passou por ela, é imune à nova praga).
Mas pra ser bem sincera, podem até me chamar de bitolada, alguém aí se lembra do novo testamento bíblico? Do Apocalipse e tudo mais? Posso estar exagerando, afinal, faz 2000 anos que a bíblia diz que o final dos tempos está próximo. Mas nunca vi sinais tão evidentes. E até para quem não acredita no livro, hão de concordar que tudo isso está lá, escrito. Ou vai me dizer que você só acha uma puta coincidência?
Me poupem queridos. Dos seus e-mails, da sua ignorância. Eu estou de molho, sem aula, para evitar aglomerações. Sem cinema, sem teatro, sem Passeio Público nem museu, nem ensaio da banda, que a prefeitura proibiu. Daqui a pouco vai ser igual no tempo da ditadura: se quiser conversar, que seja no máximo em dupla, passou de 3 é suspeita de oposição: vão apanhar até dizer para quem trabalham. (ah, para algum laboratório...estamos disseminando alegremente o vírus pelo universo..) Deboche.
Mas balada pode, ninguém proibiu até agora. E barzinho também. Aliás, na noite em que dispensaram a PUC inteira das aulas, mais de um terço dos alunos lotou os barzinhos em frente a faculdade.
Contraditório, não?
Vamos lá, formiguinhas: é bom ir estocando comida pro inverno todo, e pra primavera também. Ninguém sabe quando será decretado que os supermercados fechem. E é bom lembrar, que os que ficarem abertos, vão querer cobrar a insalubridade.
Um atchim para todos vocês.

domingo, 2 de agosto de 2009

Nossas Lembranças..

Mal de Alzheimer, a doença da degeneração da Memória.
No brasil existem cerca de 1,2 milhoes de Idosos com alzheimer, que é uma doença degenerativa, que causa perda de memória, desorientação, depressão e deterioração de funções corporais, e da memória gradualmente. A doença de alzheimer foi descoberta pelo Drº Alois Alzheimer em 16/12/1864 na Alemanha. No Brasil ela só se tornou conhecida a partir de 1983.

Refletindo sobre este mal.

JMC
Relembrar é viver?..


As vezes esquecemos onde colocamos as coisas , o que temos que fazer , ou até mesmo o que fizemos, lembranças que facilmente são recordadas por nós, mas qual a sensação de esquecer quem somos? Ou onde estamos? Ou esquecer quem criamos e amamos a vida inteira? As vezes pensamos que isto nunca irá acontecer conosco, mas por ironia do destino nossa memória pode ser dilacerada por uma doença que atinge grande parte da população idosa do mundo inteiro, o mal de alzheimer.
Vivemos a vida com grande intensidade quando somos jovens, adquirimos nossa própria família, e carregamos as lembranças e aprendizados da vida, para mais tarde repassar ao nossos filhos, netos e bisnetos, de repente, nossa lembrança começa a desaparecer. Já não recordamos de coisas normais do dia a dia, as memórias lentamente vão desaparecendo, e ao olharmos quem amamentamos durante meses ou anos não reconhecemos.
É difícil olhar para seu ente querido e perceber que ele não o reconhece mais, lhe mostrar fotografias e perceber que aquilo é indiferente a ele , ou olhar em seus olhos e notar que você é um estranho. Um estranho que tem o mesmo sangue, um estranho que chorou e o abraçou quando precisava de apoio, um estranho que você ama e sempre irá amar apesar de não ser correspondido, porque a esperança de quem tem um familiar assim não é que ele relembre tudo o que passou , mas que ele o olhe com o mesmo carinho e reconhecimento de antes da doença.
Andréia Alves passa por tudo isso desde os 25 anos. Sua mãe (foto ao lado) sofre deste mal há 10 anos. Apesar da dificuldade ela cuida com carinho e atenção da pessoa que cuidou dela durante anos .
Veja o relato emocionante de Andréia, agora em um vídeo caseiro elaborado e editado por Jessyca Milene Cardoso.

(A qualidade não é muito boa, foi filmado com uma câmera digital, mas vale a pena assistir, além de ser emocionante e comovente é verdadeiro.)


´´ Relembrar não é viver, viver é apenas reconhecer quem amamos, nem que seja por um minuto ,´´

JMC

Desabafo sobre a doença do Mal de Alzheimer.


Andreia Alves
em breve o video.




(Texto abaixo Extraído do site ABC DA SAÚDE)

O que é?

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

Quais as causas da doença?

As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:

Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.

Aspectos ambientais:



  • exposição/intoxicação por alumínio e manganês.


  • Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
  • Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.



Sintomas



"Eu vivo me esquecendo..." "Não me lembro onde deixei..." "Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas." "Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário...Doutor, meu pai se perdeu..."

A DOENÇA.

Na doença de Alzheimer as células de certas áreas do cérebro começam a morrer, formando cicatrizes em forma de estruturas microscópicas chamadas Placas Senis. Na medida em que as células morrem e são formadas as Placas Senis, o cérebro não consegue mais funcionar como deveria.





A doença sofre um processo evolutivo no qual é possível distinguir vários estágios. Dependendo do estágio, o doente pode apresentar um desejo sexual doentio, expondo-se ao ridículo, podendo usar de gestos obscenos em público, ou de expor sua nudez.À medida que a doença evolui, os portadores tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, começam a apresentar dificuldades de locomoção, a comunicação se inviabiliza e passam a necessitar de cuidados e supervisão integrais, até mesmo para as atividades elementares do cotidiano, como alimentação e higiene pessoal. A principal vítima da doença acaba sendo a família. Dúvidas e incertezas com o futuro, agrande responsabilidade, a inversão de papéis, em que os filhos passam a se encarregar dos cuidados dos pais, são as principais preocupações dos familiares. Os familiares acabam tendo uma carga física e emocional muito grande, fazendo com que, muitas vezes, sejam eles que adoeçam.

(site http://maldealzheimer.net/doenca.html)

mais informações sobre a doença você encontra nos sites abaixo:


http://www.maldealzheimer.com/

http://maldealzheimer.net/index.html

www.alzheimermed.com.br/

http://www.abcdasaude.com.br/

JMC