domingo, 2 de agosto de 2009

Nossas Lembranças..

Mal de Alzheimer, a doença da degeneração da Memória.
No brasil existem cerca de 1,2 milhoes de Idosos com alzheimer, que é uma doença degenerativa, que causa perda de memória, desorientação, depressão e deterioração de funções corporais, e da memória gradualmente. A doença de alzheimer foi descoberta pelo Drº Alois Alzheimer em 16/12/1864 na Alemanha. No Brasil ela só se tornou conhecida a partir de 1983.

Refletindo sobre este mal.

JMC
Relembrar é viver?..


As vezes esquecemos onde colocamos as coisas , o que temos que fazer , ou até mesmo o que fizemos, lembranças que facilmente são recordadas por nós, mas qual a sensação de esquecer quem somos? Ou onde estamos? Ou esquecer quem criamos e amamos a vida inteira? As vezes pensamos que isto nunca irá acontecer conosco, mas por ironia do destino nossa memória pode ser dilacerada por uma doença que atinge grande parte da população idosa do mundo inteiro, o mal de alzheimer.
Vivemos a vida com grande intensidade quando somos jovens, adquirimos nossa própria família, e carregamos as lembranças e aprendizados da vida, para mais tarde repassar ao nossos filhos, netos e bisnetos, de repente, nossa lembrança começa a desaparecer. Já não recordamos de coisas normais do dia a dia, as memórias lentamente vão desaparecendo, e ao olharmos quem amamentamos durante meses ou anos não reconhecemos.
É difícil olhar para seu ente querido e perceber que ele não o reconhece mais, lhe mostrar fotografias e perceber que aquilo é indiferente a ele , ou olhar em seus olhos e notar que você é um estranho. Um estranho que tem o mesmo sangue, um estranho que chorou e o abraçou quando precisava de apoio, um estranho que você ama e sempre irá amar apesar de não ser correspondido, porque a esperança de quem tem um familiar assim não é que ele relembre tudo o que passou , mas que ele o olhe com o mesmo carinho e reconhecimento de antes da doença.
Andréia Alves passa por tudo isso desde os 25 anos. Sua mãe (foto ao lado) sofre deste mal há 10 anos. Apesar da dificuldade ela cuida com carinho e atenção da pessoa que cuidou dela durante anos .
Veja o relato emocionante de Andréia, agora em um vídeo caseiro elaborado e editado por Jessyca Milene Cardoso.

(A qualidade não é muito boa, foi filmado com uma câmera digital, mas vale a pena assistir, além de ser emocionante e comovente é verdadeiro.)


´´ Relembrar não é viver, viver é apenas reconhecer quem amamos, nem que seja por um minuto ,´´

JMC

Desabafo sobre a doença do Mal de Alzheimer.


Andreia Alves
em breve o video.




(Texto abaixo Extraído do site ABC DA SAÚDE)

O que é?

A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.

Quais as causas da doença?

As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:

Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.

Aspectos ambientais:



  • exposição/intoxicação por alumínio e manganês.


  • Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
  • Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.



Sintomas



"Eu vivo me esquecendo..." "Não me lembro onde deixei..." "Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas." "Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário...Doutor, meu pai se perdeu..."

A DOENÇA.

Na doença de Alzheimer as células de certas áreas do cérebro começam a morrer, formando cicatrizes em forma de estruturas microscópicas chamadas Placas Senis. Na medida em que as células morrem e são formadas as Placas Senis, o cérebro não consegue mais funcionar como deveria.





A doença sofre um processo evolutivo no qual é possível distinguir vários estágios. Dependendo do estágio, o doente pode apresentar um desejo sexual doentio, expondo-se ao ridículo, podendo usar de gestos obscenos em público, ou de expor sua nudez.À medida que a doença evolui, os portadores tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, começam a apresentar dificuldades de locomoção, a comunicação se inviabiliza e passam a necessitar de cuidados e supervisão integrais, até mesmo para as atividades elementares do cotidiano, como alimentação e higiene pessoal. A principal vítima da doença acaba sendo a família. Dúvidas e incertezas com o futuro, agrande responsabilidade, a inversão de papéis, em que os filhos passam a se encarregar dos cuidados dos pais, são as principais preocupações dos familiares. Os familiares acabam tendo uma carga física e emocional muito grande, fazendo com que, muitas vezes, sejam eles que adoeçam.

(site http://maldealzheimer.net/doenca.html)

mais informações sobre a doença você encontra nos sites abaixo:


http://www.maldealzheimer.com/

http://maldealzheimer.net/index.html

www.alzheimermed.com.br/

http://www.abcdasaude.com.br/

JMC

2 comentários:

Ana Silva disse...

Jé...
Impossível segurar as lágrimas enchendo os olhos ao ler o seu texto.
Só quem já passou por isso, sabe como é sofrido e angustiante, esperar pelo fim de uma pessoa amada, sem poder fazer absolutamente nada....
Parabéns pela matéria amiga!

Bjão!

Anônimo disse...

pergunta para um especialista na area é possivel uma pessoa ter essa doença por ter sido alcoolatra? espero uma resposta.pos minha cunhada foi diagnosticada com essa doença.AntS.