quarta-feira, 27 de julho de 2011

O "caso" Amy Winehouse. E se fosse com você?

Recebi um e-mail de uma pessoa indignada com a quantidade de homenagens que estão sendo prestadas à Amy, depois de sua morte. O e-mail dizia que a "mocinha" não tinha nenhum exemplo para dar aos "nossos filhos" e que "já devia ter ido há muito tempo".

A mensagem trazia uma sequência de fotos que mostravam o declínio de Amy. Linda no início da carreira, com corpão saudável e estilo gostosona, mas magra, machucada e visivelmente destruída pelo uso das drogas em fotos mais recentes.

Meu choque, no entanto, é perceber a desumanização da pessoa que me enviou o e-mail. Amy foi uma cantora sensacional. Embora o refrão de sua música de maior sucesso, Rehab, fale sobre sua negação em procurar ajuda para se livrar dos vícios, todo o restante da mesma música fala muito mais em se recuperar longe de uma clínica de internação. Ela, inclusive, diz:


I don't ever want to drink again
(eu não quero beber nunca mais)
I just, ooh, I just need a friend
(eu só preciso de um amigo)
Simples assim. Ou alguém acha que uma pessoa presa a um vício não quer se livrar dele?
Não sou psicóloga. Não sei qual é o melhor tratamento para um viciado e tenho consciência de que as clínicas de reabilitação servem, sim, para ajudá-los. Mas, às vezes, a pessoa está precisando apenas de um amigo. Apenas de alguém para ouví-lo. Apenas de alguém para dividir sua vida, com sinceridade. E no caso de Amy, com a fama, o dinheiro e o sucesso, imagino que encontrar uma pessoa assim não seja a tarefa mais fácil.

Voltando ao e-mail recebido, a mensagem dizia que a cantora não tinha nenhum exemplo para dar "aos nossos filhos". Pois é extamente o contrário: Amy não deixa uma lição apenas para os filhos, mas para todas as pessoas. Suas fotos mostram claramente o poder de destruição das drogas. Sua trajetória de vida mostra que sucesso, fama e dinheiro, no fim das contas, não valem nada. E, principalmente, mostram que aquele drogado que você vê com medo ou desprezo talvez esteja precisando apenas de um amigo.

Eu não conheço a pessoa que me enviou o e-mail. Mas gostaria de dizer à ela que se Amy fosse sua irmã, sua prima, sua amiga, namorada ou se simplesmente fizesse parte de sua vida de uma forma mais próxima, você não desejaria que ela "já tivesse ido há muito tempo". Pelo contrário, você desejaria ser o amigo que ela precisou e não teve durante a vida.

Nunca despreze alguém.
Na maioria das vezes, o que as pessoas precisam é de um pouco de atenção.

8 comentários:

Camila Bette disse...

Lindo texto. Adoro-te!

Ana Silva disse...

Obrigada, Cami! =)

Unknown disse...

Nossa, eu sei bem o que é um caso de alcoolismo. É muito triste. E eu "perdi" meu pai assim. Ele ainda está vivo, mas não faz parte mais das nossas vidas. Eu não chego a ter pena da Amy, mas lamento muito que ela não tivesse, como meu pai teve, pessoas ao seu redor que a tentassem tirar desta bad. Ótimo texto Ana. Chorei.

Ana Flavia disse...

Obrigada Day.Que as pessoas possam entender o verdadeiro sentindo das outras pessoas em suas vidas... =)

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o que vc disse,pois é nessas horas que você vê quem são os amigos de verdade,e quem vai tá do lado e quem vai te virar as costas. Vi a reportagem no Fantástico do pai da Amy,falando sobre o tanto que ele lutou para tirar a filha das drogas,se ele fez isso só para aparecer,creio que não,mas cada um tem a sua conciência não é...Infelizmente conheço uma pessoa que tá passando por isso,mas ela nem desconfia que eu sei,fico muito triste quando fico sabendo de coisas que fez,a minha vontade é de ajudar,estender a mão,mas não posso.... Aí fica a dica,não vire as costas para alguém da sua Família,ou para um amigo seu nessas situações,pois poderia ser vc nessa situação....

PS: Parabéns pelo Texto

Ana Silva disse...

Obrigada! Olha...será que não é o caso de estender a mão para esta pessoa? Ela não sabe que você sabe... mas você pode tentar ajudá-la de outras formas... Fica a dica ;)

Anônimo disse...

Olha moça,o pior é que eu já tentei ajudar,da primeira vez que eu descobri,fui falar sobre o assunto,ela ficou brava,disse que sabia o que tava fazendo e que não ia passar daquilo,que era só uma pira,tá né,deixei quieto. Depois disso perdemos contato,e a uns meses atrás descobri que ela tá meio que afundada já,mas quem me contou isso foi outra pessoa,por que a Família dela se comporta como se nada tivesse acontecido e jamais iriam me contar,bem que eu queria ajudar sabe,mas se não confiaram em me contar por que vou ir atrás não é? Veja pelo exemplo da Amy Winehouse: Ele tentou ajudar ela,e ela sempre falava que ia parar,e infelizmente ele acreditava e não fazia mais nada,porque:Pois ela falava o que ele queria ouvir,que ela não ia mais usar drogas e nem beber. Tá aí o erro de muitos pais....

PS:Desculpa aí por tá escrevendo todas essas coisas no seu blog,mas eu precisava desabafar sabe,pois é triste você ver uma pessoa que você gostava bastante indo para um caminho desses e eu não podendo ajudar.

Parabéns pelo Blog Inteiro heim,suas postagens são ótimas,você vai ser uma ótima Jornalista.

Ana Silva disse...

Amém! Postagens minhas e da Jessyca Cardoso =) Fique de olho ;)