sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sob chuva, "Sua Incelença, Ricardo III" lota arquibancadas no Largo da Ordem



Digna. Esta é a palavra que pode resumir a segunda (e última) apresentação da peça Sua Incelença, Ricardo III, da Companhia Clowns de Shakespeare, no Festival de Curitiba, na quarta-feira (30). A única peça de rua da Mostra Oficial enfrentou um típico "problema" curitibano: o clima. Uma forte chuva começou exatamente às 19h, momento em que os atores fizeram do Largo da Ordem um palco.


A apresentação, aliás, quase não aconteceu. Com as arquibancadas e o chão lotados de pessoas ansiosas pelo início da peça, a chuva atrapalhou o sistema elétrico e os atores, já em cena, precisaram voltar à posição inicial. O diretor da peça, Gabriel Villela, pediu desculpas e paciência enquanto os técnicos tentavam encontrar uma solução. “Se conseguirmos arrumar o sistema de iluminação, a peça vai acontecer, com chuva ou sem chuva”, disse. Saiu desculpado e aplaudido.


Alguns minutos depois, as luzes voltaram e a peça começou novamente. A equipe corria de um lado a outro secando instrumentos, cobrindo o teclado e ajudando os atores a trocar as roupas encharcadas. Quem também se molhou foi a plateia, imóvel, sem se preocupar com a chuva que não parava de cair. Ah, e vale lembrar que guarda-chuvas e capas de plástico não ajudaram quem estava sentado na arquibancada. Afinal, ficamos todos molhados (me incluo nessa catergoria).


Entre as incelenças nordestinas e o rock clássico inglês, com menções à banda Queen, os oito atores cantaram e tocaram ao vivo, além de interpretarem mais de 15 personagens. No meio da peça as luzes novamente se apagaram. A plateia em uníssono soltou um “aaahh...” de tristeza. Talvez achassem que o espetáculo seria interrompido, mas os atores não pararam a apresentação. Mesmo no escuro e sem microfones, eles continuaram. E não demorou muito para o problema ser resolvido (de novo).


Mesmo com o texto shakespeariano arcaico e com toda a chuva comprometendo figurinos e cenários, a montagem se superou. Os atores se arriscavam com toda a parafernália elétrica em contato com a água e vez ou outra os microfones falhavam. Mas o esforço valeu a pena. Prova disso foram os dez minutos de aplausos da plateia, em meio a gritos de agradecimento à equipe por ter aguentado até o fim da apresentação. O elenco reverenciou três vezes. A água da chuva no rosto de algumas atrizes se misturou a lagrimas de emoção. Os guarda-chuvas nesta hora já começavam a se fechar: a chuva só durou até as 20h20, momento em que a peça terminou.

Um comentário:

Anônimo disse...

11bet - Vntopbet
11bet. 1. Winrate. dafabet 100% Deposit bonus: 1xbet 1. Maximum bonus value of £500. Play Here. Bet 11bet in demo mode. 2. Deposit: Transfer from 1x2 to 10€ + 10x