domingo, 12 de abril de 2009

O que seria arte?

A arte muitas vezes é diagnosticada como algo belo e sublime, talvez aos olhos de quem tenta entender e decifrar o que está vendo. Há quem diga que Leonardo da Vinci só foi mais um Artista, em meio a tantos espalhados pelo mundo a fora.
A busca pela identificação do que seria arte é intensa e estudada por muitos curiosos e pensadores, e como Lucia Santaella já expressou em seu livro "Comunicação e arte estão convergindo’’, com avanço das tecnologias novos artistas estão surgindo na sociedade, os artistas tecnológicos, que expressão sua arte automatizada no período avançado em que vivemos.
Mas a arte seria apenas o que consideramos belo em nossa semiótica? ou apenas o que os outros dizem ser bonito, e para nossa aceitação na sociedade nos conformamos com o modismo?
Afinal, fotografia seria arte? Ou seria apenas um avanço da tecnologia que foi elaborado e percebido no séc. XV , ainda prematuramente pelos pintores em busca da perfeição nos seus retratos, utilizando um apoio para seus desenhos e pinturas, que os ajudou em seus trabalhos no período do renascimento, uma facilidade que segundo os artistas da época poderia ajudar e tornar seu trabalho mais prático, mas mal sabiam eles que esta descoberta acabaria com a maioria dos auto retratos, Pois passado um tempo, partindo da idéia elaborada por pintores na busca da perfeição das imagens. Em 1826 Niepce consegue tirar a primeira fotografia do mundo, utilizando uma placa metálica com um composto que endurecia quando modificado pela luz, imagem que demorou oito horas para ser captada, depois disto a fotografia não parou de evoluir e 9 anos depois Talbot consegue obter as primeiras imagens em negativos que conhecemos até hoje.
Será que as fotografias, então chamadas de daguerreotipos, criariam uma nova forma de arte no mundo inteiro? Agora a arte não seria apenas a beleza nas pinturas dos artistas da época e sim a perfeição e exatidão da foto que mais tarde resultaria na percepção do fotógrafo, ou melhor dizendo, do Novo tipo de artista.
Hoje em dia com o crescente avanço robótico do mundo e da sociedade, a fotografia é vista apenas como algo simples e de fácil acesso para todos, que tem a facilidade de captação de imagens em celulares e parelhos ultra modernos. A fotografia como forma de arte vem sendo cada vez mais esquecida e defasada pelas pessoas, algo tão encantador que muitas vezes nos remete até a cena do acontecido, a foto que podemos tocar e olhar atentamente cada detalhe, como a primeira fotografia do mundo, não aquela instantânea nas câmeras digitais de atualmente, que não passam de luz, não são concretas a ponto de tocarmos , são o controverso das fotografias de nossos álbuns antigos, que folheamos sempre que sentimos saudade, sem precisar de nenhum dispositivo moderno para o acesso as nossas recordações.
A arte não é exata, a fotografia sim. Nem por isso podemos deixar de classificar o fotografia como a única ciência exata da arte, que congela todos os momentos incríveis da sociedade, e os transforma em algo concreto para as novas gerações, arte que é elaborada por artistas que amam o que fazem, e fazem tudo por amor e desejo de conseguir uma imagem bela ou importante para a sociedade.
A Arte nada mais é do que sentimento. Muitas vezes achamos um quadro horrível com rabiscos e formas estranhas ao nossos olhos, mas são eles que fazem diferença na percepção do que seria arte. Os olhos de cada pessoa não enxergam apenas o desenho, e sim o amor, a leveza e a ligação do cérebro com a história do artista e as características em suas obras. A Arte não é perfeição nem imperfeição, é diversidade, criação, superação, inovação e percepção. (JMC)

Um comentário:

Unknown disse...

a arte trás felicidades