terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval...o resgate da verdadeira e valiosa música brasileira..

Segunda-feira, 23/02/09, 23:30, vagando pelos canais de tv, o assunto: Carnaval....
Os desfiles numa emissora, as pontuações em outra, "como colocar o fio da morte para esconder a calcinha" em outra...E de repente, ufa! Na TV Educativa estava minha salvação: a orquestra do Holandês André Rieu.

UAU!

O público era imenso. Fiquei me perguntando se aqui no Brasil aquela quantidade de pessoas iria se dispor a ouvir uma orquestra...

Meu pai sentou-se ao meu lado pra contemplar o espetáculo....O maestro falava em Russo, a legenda era em Inglês e uma tradução fajuta por cima de sua fala, nos fazia entender alguma coisa. Ele estava em 'Bolero de Ravel', passou por 'Edmund' e algumas seleções de música alemã e russa. Muita emoção, muita interpretação em sua regência, e quando resolvia tocar seu violino parecia estar em outra órbita. O show conseguia realmente prender a atenção e nos embalar. Em um pout-pourri selecionadíssimo, três musicistas deixaram os instrumentos de lado para usar a voz...A animação foi tanta, que os trombonistas, bombardinistas, trompistas...viravam os instrumentos de ponta cabeça e usavam suas campanas como chapéu...

Passaram por Carmem Miranda no Tico Tico no fubá....e o público logo se colocou em pé...dançaram, sorriram, se divertiram....

Até que ele cortou a música. Deu uma olhada na expressão dos instrumentistas, percebeu o público extasiado e brincou: "Nem parece que estamos em um concerto...quem fez essa bagunça?" Por isso resolveu atacar de Beethoven: Sinfonia Nº5 só pra esquentar. (você conhece?)

E veio aquela introdução dramática e tensa. Logo no segundo andamento revelou-se a solenidade, a marcha fúnebre (assim descrita no site wikipédia), e antes que os andamentos seguintes pudessem ser executados, uma nota um pouco mais familiar resolveu soar: e eis que começa "Aquarela do Brasil".

O quê? Aquarela do Brasil? Sim! Seguida do Tico Tico da Carmem, a mesma que eu citei ali em cima. Com direito a uns sambinhas e tudo mais...a legenda explicou: "Brasil Melody" e a alegria retornou ao "concerto comportado". O público não conteve as palmas marcando os compassos. Os músicos voltaram a sorrir animadíssimos. E eu pude me alegrar relembrando os carnavais que nunca desfrutei: Aqueles que a minha avó contava, com suas marchinhas e fantasias comportadas...

Mas o que me deixou mais feliz ainda, foi ver o quanto a música brasileira anima outras nações...A verdadeira música brasileira que hoje muitos jovens caracterizam como "chata" e "careta".

Agora se você puder, reflita um pouco a respeito do verdadeiro sentido do Carnaval. Reflita um pouco sobre a qualidade da música que você ouve e lembre-se dos grandes talentos que o Brasil ainda conserva. Se você puder, sinta orgulho de ser brasileiro e fazer parte da nação que ri de seus problemas e embala as outras nações com o seu melhor. (AFS)

Um comentário:

Galápagos disse...

Que legal o seu texto Ana. Fico muito feliz pela forma como você tenta agregar novamente o valor da nossa musica!! Realmente, a musica brasileita é linda e muito rica. Tenho que admitir que não tenho muito don e ouvido para musica, mas estas musicas que você cita, posso dizer que são lindas!!! Temos realmente que ter orgulho de nossa cultura, de sermos brasileiros!!! De vestirmos verde e amarelo!! Afinal de contas, somos brasileiros e não desistimos nunca!!!