sábado, 14 de fevereiro de 2009

Enquete...

Faz apenas 4 dias que agente se conhece...E já aprontamos algumas...






Hoje foi o dia da enquete...trabalho de "Redação Jornalística" do professor Cícero...


A Enquete questionava: "Você acha Curitiba uma cidade violenta?"


Entre os 20 que se dispuseram a responder (pois uns três ou quatro preferiram nos ignorar _ ou ficaram com medo de que nós pudéssemos assaltá-los...) ouvimos absurdos e realidades muito distintas. Estávamos no Shopping Palladium, fugindo dos seguranças que nos encaravam e seguiam de vez em quando (será que munidas de dois gravadores, blocos de anotação e dois notebooks apresentávamos algum risco à sociedade?), e conforme os relatos eram gravados eu pude deduzir: Tudo é muito relativo! (e viva o Einstein!).


As pessoas que já sofreram algum tipo de abuso, desde um assalto a mão armada até a história da professora que teve o carro invadido para quebrarem a boneca da filha, consideram a cidade um ambiente de risco total: andam como se estivessem na mira de um atirador de elite.

Já as que nunca tiveram esse tipo de problema, defendem a "capital social" com unhas, dentes e todos os jargões que existem sobre a cidade.

Entrevistamos 4 moradores do Portão. Três disseram que é um bairro sem policiamento, enquanto o último disse que a segurança é perfeita.


Um casal que mora no pinheirinho, se dividiu: ela disse que tudo é muito tranquilo, ele disse que já participou das brigas de gangues...(particularmente, depois que tive de fugir de alguns tiros no terminal, não me sinto tão tranquila quando passo por lá).


As opiniões se dividem, e não é pra menos. Teve quem citou o caso da menina Raquel, teve a moradora do Parolim que disse não ter coragem de andar de ônibus, teve o senhor que veio pra cá porque a cidade é maravilhosa, teve o casal que esperava muito mais da cidade que nacionalmente é conhecida pelo parques ecológicos e o sistema de transporte "modelo".


Cada um na sua e nós duas selecionando as gravações sentadas na praça de alimentação...três copos de refri do Burguer King e algumas digitações...os olhares curiosos...(e eu que achava que a tecnologia já era bem aceita) e algumas brincadeiras com as fotos..agente merecia...


Nossa opinião?Bem..não sei quanto a Jessyca, mas me horrorizou a cena que presenciamos quando estávamos chegando no shopping:


Uma menina dos seus 4 ou 5 anos chorando, aquela típica "manha" das crianças quando não ganham alguma coisa, e sua mãe estalando um tapa em sua cabeça que fez ecoar na minha.


Sim, um estalo. Que tapa! Eu já levei algumas bofetadas da minha mãe, mas aquele tapa (na cabeça!) doeu em nós duas. Isso pra mim é a violência de Curitiba. É a violência do mundo. Quando as pessoas esquecem que os seres vivos sentem dor, esquecem que todos somos iguais, então elas são violentas. Então elas educam seus filhos com tapas que estalam na cabeça_ e mais tarde, culpam esses mesmos filhos, por não terem o sentimento de piedade com os outros.


Agente viu a violência sendo criada na vida daquela menina.


Pelo menos na hora de ir embora, ao sair do shopping, cansadas...nos deparamos com um grupo de jovens com faixas: "Abraços Grátis". Sim...ganhamos abraços! Abraços espontâneos e gentis, sem restrições ou censuras, apenas abraços...eles estavam divulgando um evento chamado "SPIRITival"_ uma referência contrária ao nosso CARNAval...


Fiquei pensando: será que aquela garotinha seria melhor educada se sua mãe lhe desse um abraço ao invés de uma pancada?


Acho que o que falta nas pessoas é exatamente isso: bom senso e alguns abraços... então quem sabe a violência não só em Curitiba mas no mundo todo, fosse extinta. (AFS)

Um comentário:

Jessyca disse...

dez miga ficou mara este texto, só me pssa a senha pra mim postar o meu..
blz...
E só faço o seguinte comentário,

A sociedade e um meio em que temos que aprender a conviver com as diferenças e não com a vioelência, pois a maioria de nossos entrevistados retrataram que ja estavam acostumados com a violência nacional e ressaltaram que isto e normal para eles, um fator que nos deixa mais indignados como cidadãos pois esperamos em um futuro proximo a exterminio da violências da sociedade contra a sociedade...