sábado, 14 de fevereiro de 2009

Reticências...

Omissão daquilo que se devia ou podia dizer, silêncio voluntário (reticências)

Há alguma coisa que me atrai nesses três pontinhos: Reticências.
Não sei se são suas formas arredondadas ou a maneira como o espaço dado estre os três parece simetricamente planejado, embora tenham sido manuscritos.
Gosto de enfeitá-los ou protejê-los com parênteses ou colchetes, não sei se me é me permitido, mas eu uso apenas como enfeite. Creio porém que essa atração se dá pelo mistério que eles representam. Como se fossem três crianças, brincando no meio de uma frase, levam aquilo que deveria ser dito e deixam que a nossa mente trabalhe um pouquinho. Esse silêncio que os três pontinhos transmitem, trás um suspense, uma dúvida. Eu sempre fico pensando: o que o autor quis dizer com isso afinal de contas?Oras, afinal de contas, ele não quis dizer, e preferiu ficar nas reticências.....
Por igual quando alguém pede que eu me defina, eu prefiro ficar nas reticências....elas são tão encantadoras! Talvez elas representem os meus defeitos (aqueles que eu realmente prefiro não falar), ou apenas deixem a frase um pouco mais interessante, com a dúvida eterna, com a vontade de querer ir até o fim_ mas sem saber qual é o final.E quantas coisas podem caber dentro destes três pontinhos? Quantas informações? Quantas risadas? As vezes é melhor deixar apenas a mente fluir e não ser acusado: "Bem, eu não disse nada, foi você quem pensou", sim, foram as reticências, foram elas que fizeram você pensar, foram elas que continuaram a frase do jeito que você preferiu, uau! Elas são praticamente a liberdade! Elas te permitem rir, sem que os outros saibam do quê. Permitem continuar a rima, continuar a idéia, o raciocínio. E você pode até mesmo sair da linha de pensamento que estava sendo seguido, se preferir simplesmente seguir a sua linha!O maravilhoso universo de "time is money" não nos deixa ter alguns minutos de silêncio. Gosto de fazer o meu momento de reticências. Gosto de esquecer das pessoas, das palavras (ok, eu amo as palavras, mas até mesmo elas me sufocam por estarem presente diariamente, impreterivelmente). Por isso preciso desses momentos, momentos de não dizer. As pessoas estão sempre buscando desculpas, soluções, estão sempre se explicando, correndo, e eu? Aqui...em minhas reticências...( e o final você é quem faz_ eu não poderia deixar de usá-las!)
(AFS)

3 comentários:

junior disse...

Olá...
Meu nome e Junior sou o primo da Jessyca...
E sim concordo com vocês...
Acho que se pelo menos ao invez de dar um "bofetada" em alguém desse um abraço, o mundo seria mil vezes melhor..
E aqui em Curitiba vemos em qualquer lugar um violência, seja um tapa ou uma discussão..
Eu moro no bairro do Pinheirinho..
E acho que aqui no meu bairro sim, a sim muita violencia e pouco policiamento...
Parabenizo a vocês pelo os textos e ao blog...
Atenciosamente...Junior

Unknown disse...

Oi...
nossa jé, chocante mas necessario, aqui onde moramos tem bastante disso, conversar que seria um ato mas endicado para se resolver um problema, eles acabam dando tapas, socos, que realmente levam ao constrangimento..
adorei a materia de vocês.
agradeço pela preocupação, de passar isso para todos...
bjusss Parabéns.

Galápagos disse...

Meu caneco, é ou não é a melhor escritora que conheço? Ta, não vamos exagerar mas, tenho certesa que esta a caminho de se tornar a tal!!!
Aninha...
Realmente, as reticências te definem!!!
Chega a ser um TEOREMA.