segunda-feira, 8 de junho de 2009

Daguerreótipos - Photografando Curitiba

Fotografando Curitiba

Sábado, 30 de maio, Curitiba registrando uma temperatura abaixo dos 10ºC, o que não é nada em vista do frio que estamos enfrentando por estes dias ou do que nossos vizinhos gaúchos enfrentam nas serras boa parte do ano: frio, vento, chuva, geada e todos querendo ficar embaixo da coberta descansando os dias trabalhados da semana que havia acabado ou querendo curtir a folga festejando. Mas cinco meninas, iniciantes e estudantes do curso de jornalismo da Puc PR, resolveram mudar os planos pro final de semana, e tomaram a decisão de ir até o Centro de umas das cidades mais lindas do Brasil_Curitiba_fotografar o local, revelando e demonstrando a cidade.
Cinco estudantes, duas máquinas emprestadas (uma da Puc e outra de um amigo fotógrafo), pouca prática na arte e muita vontade de aprender e registrar o que Curitiba tem de melhor _ ou pior..
As fotos foram tiradas por pessoas inexperientes. Com certeza não ficaram tão boas quanto as fotografias de nosso amigo e professor André. (esperamos os comentários)
Obrigada pela compreensão....

Nome das Indivíduas:
Jessyca Milene Cardoso, eu mesma...
Ana Flavia da Silva irmãzinha deste Blog,
Priscielly do Prado, a única loira do Quinteto,
Bárbara Borges a CDF do grupo,
Luciane Degraf a psicóloga das quatro loucas...
Bjo a todas,

A seguir as fotinhos e suas respectivas legendas
Uma parte do resultado deste longo dia de frio esta aí..
Priscielly do Prado

Vocês já experimentaram andar com uma câmera semiprofissional digital no Centro de Curitiba?, Nunca? Pois é , não tem quem não olhe ou fique curioso pra saber da onde somos, o que queremos, ou até aqueles que aproveitam a situação pra pedir favores. Como este rapaz, que faz a estátua viva na rua XV de novembro e nos pediu que gravássemos as fotos em um cd e levássemos pra ele lá na Rui barbosa no outra semana (após gastarmos com ele todas nossas moedinhas que haviam restado do almoço no Mc Donalds). Pois é galera, basta pegarmos uma câmera na mão com uma objetiva maior que as normais para sermos confundidos com fotógrafo. Esta fotinho foi tirada por nossa amiga Priscielly, o nosso modelo era muito simpático , quando colocávamos as moedinhas ele pegava nossa mão, dava beijinho, mandava beijo... muito bacana mesmo. Além de se apresentar na rua XV de novembro ele também faz aparições na Rui Barbosa. Quem estiver interessado é só chegar lá com um trocadinho para receber uma atenção do artista Curitibano.



A uns 100 metros da estátua viva observamos alguns pintores, vendendo quadros ou fazendo retratos. Primeiro achamos um rapaz por volta dos 33 anos vendendo seus quadros: pinturas belíssimas com uma cor vibrante. Tudo certo até que nossa amiga loira Priscielly, foi registrar estas cores em uma fotografia, quando o rapaz fez uma cara de bravo e perguntou se ela havia pedido autorização para isto. Ela tímida, perguntou ao moço se poderia então tirar as fotos, o rapaz foi curto e grosso. ´´NÃO.´´

Luciane Degraf


Então logo a frente dele observamos este homem dando os primeiros traços em um retrato de uma moça loira sentada ao seu lado no banco da praça... Rapaz calmo concentrado, que nem se preocupou com nosso presença ali, ele estava tão entregue a sua arte que nos deixou realizar a nossa..(e dessa vez, pedimos autorização antes) rsrsrs
E é ai que a Luciane Degraf entra: ela captou este momento mágico, o artista demonstrando toda sua leveza, concentrado como se o mundo ficasse em silêncio pra ele pintar, mais o movimento atrás da foto, os coadjuvantes que passam por trás do cenário representam na verdade, que ele não vê empecilho para pintar na cidade grande, e como se todos nos ficássemos congelados nos instantes em que ele dava suas pinceladas .
Parabéns Lu..


Bárbara Borba


Mais um pouco a frente, exatamente no final da rua XV, um culto evangélico da Igreja Universal do Reino de Deus estava acontecendo. Pessoas de todos os bairros de Curitiba e região metropolitana participavam do evento. Observando a multidão percebemos que no para peito da janela de um hotel próximo ao local, havia alguns fotógrafos registrando de cima todo o culto. Então nossa amiga Ana Flavia , foi até o hotel e pediu autorização para subirmos também , e por incrível que pareça todas nos fotografamos a multidão lá de cima com autorização do Gerente do hotel. A Bárbara Borges, curiosa, e acima de tudo atenta, conversou com um fotógrafo que estava lá também. Ele passou umas dicas e ela registrou exatamente o momento em que todos colocavam as mãos sobre a cabeça na hora da oração.
Parabéns Bárbara.



Ana Silva


E como as praças da nossa cidade são o palco de nossos artistas, rodeando a capital chegamos até a praça Tiradentes. Enfrente a CATEDRAL observamos um movimento intenso ao lado do tubo da linha Pinhais/Campo Comprido, e resolvemos nos aproximar. Eram três rapazes: dois auxiliares e um que prometia realizar saltos espetaculares. Depois de muita falação, ele se afastou , contou, respirou e deu este salto captado por nossa amiga Ana Flavia da Silva. Linda foto, parabéns Aninha!

Aninha diz:
Ok...a Jéssica comentou as fotos das meninas e as minhas... mas, mesmo que ela não esteja fazendo a matéria de fotografia com agente, é justo, justíssimo, que alguma foto dela apareça por aqui...Então, estou invadindo o post dela, pra colocar uma de suas fotos.

Jéssica Cardoso

Essa senhorinha estava tomando café (na verdade era uma Schweppes) junto com outras duas que aparentavam a mesma idade. Ao lado delas, três rapazes tomavam suas cervejas. Nosso olhar "Cartier-Bresson" falou mais alto. A comparação entre os dois trios era linda_ e deixaria a composição da foto tão linda quanto.

_Vai pra alguma mídia?
_Não não...é só trabalho da facul..

_Que pena...


A teve um olhar mais aguçado e conseguiu fazer uma composição diferente. Adorei o azul dessa foto. No final dos clicks uma das senhoras soltou um comentário: "Imagine se elas soubessem quem nós somos..."

Bem...Eu gostaria de saber...Mas isso fica pra outra pauta, se agente esbarrar com elas por aí.
Por enquanto, apenas elogio a foto da Senhorita Cardoso. ;)

(com permissão: Ana Silva)
Texto: JMC

9 comentários:

Unknown disse...

Uhuu!
Creio que todas tenham futuro garantido!!!

Penso que o proximo trabalho tem que ser numa periferia de Ctba!!E irem com uns dois meninos de segurança é claro..afinal nada de "doar" as cameras emprestadas!!

Bom trabalho Meninas!!

Galápagos disse...

wolllll.... Que muito legal o trabalho de vocês!!! Legal ver o empenho e a dedicação!!! è inspirador!!!
Que Deus as abençoe neste don e cada dia as capacite mais!!!

Pri disse...

Ahhh meninas só vocês mesmo, para me deixar, assim um tanto quando emocionada!!!
Obrigada pelo pots ficou bem legal!
Oque seria de mim se não tivesse encontrado essas quatro "meninas-mulhres" fantasticas, para caminhar ao meu lado por esses quatro anos!!!
É mais que uma dadiva do papai do ceu isso!!!
Ohhh coisa boa hein!

Adooroo vcs Je e Aninha queridas
amigas!!!

Ahãaa só para ressaltar a minha total indquinação, com aquele cara malvado e um tanto quanto mal educado que não deixou fotografarmos o trabalho dele.

O ser disse bem assim:

"Vocês tem que pedir permissão para minha pessoa para fotografar."

hahaha eu e Bah olhamos uma para outra, um tanto quanto assustas e ate supresa pela formalidade do artista, e aí eis que surgiu uma coragemsinha lá do fundo que me fez pedir, e ele mais que depresa

"NÃo"

Ahãa gente desculpe mais tenho que falar, quem sabe o artista mal educado da rua XV, leia isto um dia.

MEU SENHOR SE ERA PARA GENTE PEDIR PERMISSÃO PARA FOTOGRAFAR SEU TRABALHO, POR QUE "CARGAS D'AGUAS" DISSE NÃO DEPOIS QUE PERGUNTAMOS HEIN???
ERA SÓ TER DITO
"BEM CARAS JOVENS MEU TRABALHO É ILUSTRE DEMAIS PARA VOCÊS MERAS ESTUDANTES DE JORNALISMO FOTOGRAFAR."
Simples assim tahh. =/

Bom é isso meninas, desculpa acupar tanto espaço com meu comentario e expor aqui minha vontade incontrolavel de criticar aquele ser.

Mais uma vez o post ficou demais meninas! Parabéns

Beijos Xuxuzadas

=D

Jessyca M.C disse...

Aninha ..
obrigada pela legenda na minha Fotografia.
não faço esta materia com vcs , pq ja fiz ..
mais adoro participar dos trabalhos desta disciplina q me fascina..

Obrigada por tudo ..

amu vuxeis..

Pri vc e uma fofa ..
abrigada pelo texto ..ou melhor pelo comentario..

Meninos
Valdecir e Galápagos Obrigada por acompanherem o blog e prestigiarem nossas aventuras cono Iniciantes do curso de Jornalismos.
São pessoas como vcs que nos fazem ter força para continuar no caminho q escolhemos e stamos batalhando para vencer.

Bjo a todos .
Obrigada.

Unknown disse...

Oi jeh..
Parabéns meninas pelo trabalho.
enxergar curitiba pelas lentes de suas maquinas foi fascinate .
os detalhes, paisagens e artistas q Curitiba tem, q são desperdiçados e impereceptiveis no nosso dia a dia corrido pela cidade.
Lindo texto .
Parabéns a todas.
Bjo Jehh..
parabéns aninha , vc e a Jeh fazem um dupla e tanto..


Bjocas ,,
Agora serei uma seguidora deste portal de informações e principalmente Cultura ..

Bj

Ana Silva disse...

Obrigada Francielli!! Prometemos muita informação e novidades a cada semana! ;)
Pri, Bonfs e Galapagos...obrigada pelo carinho! Continuem acompanhando! E Jeh...sem comentários...haha bjoks

Unknown disse...

Bárbara Borges ahsoasoihaoisha

Pô, a Jéssyca que tinha que ter feito os comentários das fotos do trabalho!

Somos ótimas fotógrafas (pelo menos a gente acredita que sim).

bjks

Jessyca Cardoso disse...

Lu..
Mais fui eu mesma..
desculpa se eu sou fã de todas..
bjocas ,,

Unknown disse...

Oi Jessyca :)
Muito legal o trabalho de vocês!! Parabéns!! Acho que vocês tem muito futuro mesmo!! Pra mim vocês já são profissionais.

Ótimas fotos e ótimo texto.

Um abração!!
;)