quarta-feira, 24 de junho de 2009

Violência crescente


Sempre quando eu ouvia uma pessoa relatar um ocorrido sobre violência ou furto, tinha a percepção de que Curitiba era uma cidade violenta, porém nem tanto, porque eu nunca havia passado por isso. Após participar da passeata em nome da defesa pela obrigatoriedade do diploma para profissão de jornalista, fui para casa e de lá resolvi ir até a casa de uma tia no pinheirinho. Entrei no ônibus circular Sul, sentido sitio cercado, no qual desceria dois tubos a frente do local que o peguei. Ouvindo musica com meu MP4, típico costume de quem quer se distrair ao pegar um ônibus lotado, logo a minha frente observei uma mulher aparentando uns 35 anos me fazendo sinal com a cabeça, olhei pra ela e percebi que um rapaz bem vestido de camisa social verde e calça preta, e acredito eu com uma bíblia na mão, cada vez mais se aproximava de mim, como isso sempre acontece em ônibus cheio tentei me afastar e quando o ônibus parou no tubo ele desceu rapidamente, uma atitude que relatava sua pressa, pois ele não estava perto da porta. Ele decidiu descer apenas segundos depois que o ônibus parou no ponto, até então eu ainda não havia percebido nada, foi quando a moça que me fazia sinal se aproximou, e me perguntou se não havia sumido nada de minha bolsa. Olhei no bolso da frente, o qual estava aberto por sinal, e meu celular não estava mais ali. Sempre fui uma pessoa atenta, observadora neste tipo de situação, mas no primeiro descuido que dei, acabei perdendo meu celular. Quando percebi que era mais uma vitima da violência na cidade, fiquei desesperada, chorei muito, mais constatei que as aparências enganam.
Todos os dias a sociedade passa por situações como essa, e piores até. Quando cheguei aos prantos na cada de minha tia ela logo me perguntou se eu estava bem, e mais calma respondi que sim. Mas quantas pessoas que foram roubadas, ou pior ainda, passaram por assalto a mão armada, e não estão mais aqui para contar o que aconteceu? Ou não tiveram a oportunidade de chorar pelo o que perderam. Porque em um celular eu posso pagar até cem reais, mas quanto vale uma vida? Este é o bem mais precioso que temos, do qual podemos nos livrar quando quisermos e perder a qualquer momento diante da guerra urbana que enfrentamos todos os dias.
Será que para nós vivermos em paz, temos que agir sozinhos? pois a segurança pública é o direito da sociedade, e não podemos esquecer que para dar um basta nesta violência temos que melhorar a educação, pois ela é o alicerce de qualquer pessoa. Se somos educados e estudamos desde pequenos, temos menos probabilidade de nos tornarmos pessoas violentas.
Quem nunca passou por algo assim, não sabe como é horrível você batalhar dia a dia para conquistar algo, e em segundos perder para alguém que provavelmente nunca lutou para conquistar nada.
PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO QUALIFICADA PARA PODERMOS TENTAR MUDAR O MUNDO EM QUE ESTAMOS VIVENDO.

JMC

3 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que eu ando de Allstar e Jeans!!(Ironia)
De fato, hoje a aparência é o que menos pode separar um inocente de um "aproveitador"!!(pra ñ dizer outa coisa)
Qualquer um de nós, em especial o GOVERNO DO PARANÀ sabe que a fonte de tudo isso esta na EDUCAÇÃO desde os primeiros anos...já foi provado através de estudos que uma criança criada no seio da Edução, mesmo que com família ou tendências a criminalidade..ainda, se educada na escola desde o primÁrio..suas chances de seguir o "mau" caminho são poucas...existem casos mesmo dentros de favelas em SP e RJ, onde isso é um fato verdadeiro!!Claro que nós(a sociedade) tbm temos nossa parte nisso, ainda temos que aprender a lidar com o desigualdade social e afins...por mais que neguemos, isso existe em grande parte de nós ainda e também influenciou no fato fato ocorrido com você cara amiga de minha amiga = minha Amiga!!

Ótima questão em Pauta hein!
Abraço.

Ale Belini disse...

Nossa! Entrei agora no blog pra escrever sobre meu assalto de domingo e me deparei com esse post!

Muito bom, meninas!

Vamos martelar a EDUCAÇÃO na cabeça do povo, afinal, estudamos, TEREMOS UM DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR EM JORNALISMO E SOMOS FORMADORAS DE OPINIÃO!!!!!

Bjão!

Jessyca M. C disse...

obrigada Ale , Obrigada Valdecir..
Com certeza a alicerce para uma sociedade desenvolvida e a EDUCAÇÃO..

obrigada por acompanharem a Blog.
Abraço.